quinta-feira, janeiro 20, 2011

Aumente suas vendas

O crescimento do índice de vendas resulta da prospecção e conquista de novos clientes e de novas estratégias comerciais tais como: estimular a reposição rápida do produto e aumentar o consumo por pessoa. Vender mais produtos (vendas adicionais) ao cliente(Cross Selling). Fazer o cliente usar mais o seu produto. (UP Selling). Life Time Value: Valor do cliente no tempo.

A importância de entendermos esses novos conceitos é diferencial para estabelecermos estartégias atuais para o mercado. Por exemplo,“Cross Selling” trata-se de aumentar a diversidade de produtos a serem vendidos para o mesmo cliente. Em vendas denominamos esse fato de fechamento experimental e se resume assim: o cliente adentra sua loja com a intenção de comprar uma calça, atendemos, e se oferece meias, gravatas, camisas que combinam, sapatos, enfim. Não há limite para venda de adicionais. O cliente que define o seu limite. Como vendedores nossa função é oferecer.

Fazer o cliente usar mais o seu produto “Up Selling”, esse técnica consiste em explorar as possibilidades de utilização de seu produto. Criar demandas que façam com que o cliente consuma mais e tenha necessidade mais rápida de seu produto. Para esse quesito a inovação é fundamental, pois permite criarmos novas formas de consumo para o nosso produto. O que leva ao consumidor a comprar mais e em curto espaço de tempo. Empresas que trabalham com linhas de bens duráveis terão maiores dificuldades em realizar esse tipo de ação. A dica é se aproximar dos clientes e entender em que tipo de situação cada um utiliza o produto.

Valor do cliente no tempo, essa técnica é uma das mais complexas, em minha opinião. Consiste em análises comerciais sobre os atuais clientes e projetar essa relação no futuro. A decisão é em que relações vale a pena investir. Os empreededores neste quesito têm que apurar o estudo dos clientes, das tendências de mercado, e se decidir. Investir em relações duradouras fará toda a diferença a partir de hoje para as empresas no futuro.

Para finalizar, o exercício de se aumentar as vendas é uma necessidade atual e urgente. Planejar sua estratégia comercial tem de ser uma constante. Utilizando sempre as novas ferramentas gerencias para isso. Pense nisso e reveja seus conceitos em vendas.