segunda-feira, março 05, 2012

Confiança é sucesso

Por: Tiago Lira Vieira

Aos amigos do blog, nesse texto falaremos de confiança e da sua importância para os negócios. Confiança como sinônimo de credibilidade. A descreveremos como o conhecimento sobre as atitudes, ações e comportamentos de uma pessoa ou empresa.

Partiremos do pressuposto de que a confiança/credibilidade é resultante da relação de um sujeito ativo, o que realiza um trabalho, e da percepção do sujeito paciente que observa e recebe o resultado da ação. O filtro utilizado é o da própria expectativa sobre os resultados alcançados.

Podemos dividir a confiança em três níveis: baixo, médio, alto. Se um cliente se relaciona com uma empresa e tem suas expectativas frustradas com certeza o seu nível de confiança será muito baixo, se sua expectativa é atendida terá um nível intermediário, mas caso seja surpreendido seu nível de confiança será alto.

A confiança se conquista, e essa prerrogativa se fortalece por meio de relacionamentos pautados por respeito, ética, regularidade nas ações e atitudes corretas.