Por:
Tiago Lira Vieira
Aos
amigos do blog, nesse texto falaremos de confiança e da sua importância para os
negócios. Confiança como sinônimo de credibilidade. A descreveremos como o
conhecimento sobre as atitudes, ações e comportamentos de uma pessoa ou
empresa.
Partiremos
do pressuposto de que a confiança/credibilidade é resultante da relação de um
sujeito ativo, o que realiza um trabalho, e da percepção do sujeito paciente que
observa e recebe o resultado da ação. O filtro utilizado é o da própria
expectativa sobre os resultados alcançados.
Podemos
dividir a confiança em três níveis: baixo, médio, alto. Se um cliente se
relaciona com uma empresa e tem suas expectativas frustradas com certeza o seu
nível de confiança será muito baixo, se sua expectativa é atendida terá um
nível intermediário, mas caso seja surpreendido seu nível de confiança será
alto.
A
confiança se conquista, e essa prerrogativa se fortalece por meio de relacionamentos
pautados por respeito, ética, regularidade nas ações e atitudes corretas.