quinta-feira, março 31, 2011

5S Educação na Empresa

Como faço para organizar a minha empresa? A falta de organização é um problema que gera grandes perdas para as pequenas e médias empresas. Desperdícios de material, perda de tempo, serviços têm de ser feitos mais de uma vez. Com medidas simples podemos solucionar essa situação.

Para efetivamente solucionarmos tal acontecimento utilizaremos a ferramenta de administração denominada 5S, de origem japonesa. Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

O 5S é uma filosofia e prática que visa influenciar o comportamento do indivíduo para melhorar o seu desempenho e ambiente de trabalho como também a sua vida. De modo prático vamos apresentar um modelo de aplicação desta ferramenta em sua empresa.

A primeira medida a ser tomada é convocar uma reunião na empresa e falar sobre o novo projeto. Demonstrar sua importância e envolver todos os colaboradores. Em sequência forme uma equipe de três a cinco pessoas para estudar o 5S.

Marque uma data especial para o lançamento do projeto. Comova toda empresa nesse dia. Faça uma apresentação da ferramenta pela equipe. Explique como será implantada a ferramenta e deixe as pessoas a vontade para perguntarem, tirar dúvidas.

No dia seguinte aplique o conceito do primeiro passo que é a organização. Separar as coisas úteis das inúteis. Dando um destino para as inúteis. Esse trabalho tem de ser feito por todo funcionário em seu posto de trabalho e é requisito para o próximo passo.

Ordenação é o prosseguimento as coisas úteis têm de ser dispostas de acordo com o senso de utilidade. Item mais usado fica mais próximo de ser manuseado.

Zelo é o próximo passo, é limpar o local de trabalho, verificar falhas no ambiente que devem ser sanadas. Sempre feito pelo próprio funcionário.

É importante nesse passo. A equipe responsável pela implantação do 5S. Convocar uma reunião para acertar diretrizes e premiar as ações certas. É importante também que se tirem fotografias de antes e depois do início do processo de implementação dos três “S”.

O quarto passo é a padronização, é certificar-se de que os passos atrás estão sendo aplicados a cada dia. Se não há desvios de conduta. É muito importante certificar-se disso.

O passo final é a disciplina, neste passo tem-se de observar se os processos foram absorvidos pela empresa. Se os comportamentos de organização são aplicados e replicados dentro da empresa. Esse é um método educacional que tem de ser auto reproduzido.

Siga os passos e implante o 5S em sua empresa, os resultados serão imensos.