domingo, abril 03, 2011

Estratégia de Compra – Michael Porter – Comentários Tiago Lira

Os pontos principais na estratégia de compra do ponto de vista estrutural são os seguintes:

• Estabilidade e competitividade do grupo de fornecedores.

• Estágio ótimo de integração vertical.

• Alocação de compras entre fornecedores qualificados.

• Criação de alavancagem máxima com fornecedores escolhidos.

O primeiro ponto é a estabilidade e a competitividade dos fornecedores. Do ponto de vista estratégico, é aconselhável comprar de fornecedores que irão manter ou melhorar sua posição competitiva em termos de produtos e serviços. Esse fator assegura que a empresa comprará insumos de qualidade/custo adequados ou superiores de modo a assegurar sua própria competitividade.

O segundo ponto, integração vertical, que define a melhor estrutura de ação de uma empresa. Todos os setores integrados. De forma direta ou sob a forma de terceirização. Para melhor atender a sua demanda.

O terceiro é alocação de compras entre fornecedores qualificados. Visa diminuir a dependência da empresa compradora em relação ao fornecedor. Esse é um fator importante na lógica da negociação. Visto que as empresas reagem de forma especifica a qualificações de cada comprador. Se há uma grande dependência em relações a produtos e serviços específicos os termos de negociação se tornam mais desvantajosos para os compradores. A lógica inversa também se aplica neste caso.

O quarto a criação de alavancagem máxima com fornecedores escolhidos. Versa sobre o poder da empresa compradora em negociar com vantagens para si com o fornecedor. A empresa precisa controlar sua dependência em relação aos produtos de terceiros. Se tornando menos dependente de determinados fornecedores exclusivos.

Em compras, então, a meta é encontrar mecanismos para compensar ou superar as fontes de poder dos fornecedores. Em alguns casos esse poder é inerente à economia da indústria e está fora do controle da empresa. Em muitos casos, porém, ele pode ser amenizado pela estratégia.

Pense nisso e reveja seus valores.

Referência Bibliográfica
PORTER, Michael E, Estratégias Competitivas/ Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2º ed. Campus. Rio de Janeiro, 401p.