terça-feira, novembro 29, 2011

Abertura da venda

Conforme o projeto inicial mais um artigo da série: técnicas de vendas. Boa leitura e aprendizado.

O passo mais crítico em vendas pode ser justamente a Abertura.

Abrir a venda inclui dois ingredientes principais: arte e ciência. A parte da ciência consiste naquilo que conhecemos sobre abrir a venda, a partir da experiência. A arte é sua habilidade pessoal de fazer as regras funcionarem, adaptando-as à sua própria personalidade. Um cirurgião plástico pode corrigir seu nariz (técnica), mas você não tem nenhuma garantia de que ele vai ficar com uma aparência boa (arte).

O objetivo é evitar uma reação negativa de seus clientes. O primeiro objetivo da abertura da venda é vencer a resistência do cliente. Aqui estão algumas causas pelos quais os vendedores são rejeitados:

• Os clientes não conseguiram encontrar um vendedor quando realmente precisavam;

• O vendedor vendeu a eles alguma coisa de que eles não precisavam ou o produto errado;

• O vendedor era muito “esperto” ou abusado;

• O vendedor não sabia o suficiente sobre a mercadoria;

• O vendedor pressiona o cliente a comprar;

• O vendedor agiu com indiferença ao cliente.