quarta-feira, março 16, 2011

Inteligência Empresarial

Inteligência empresarial consiste na transformação de dados recebidos e coletados pelas empresas em informação valiosa para o desenvolvimento dos negócios. Fundamentada por dois pilares importantes: tecnologia da informação e pessoas.

O objetivo principal é claramente uniformizar processos que permitam o acesso à informação como forma de melhorar os negócios e o Marketing Relacional da empresa através do uso da tecnologia.

O desenvolvimento da tecnologia da informação causou impactos profundos na rotina das empresas atuais. A complexidade dos processos administrativos torna fundamental para o gestor saber lidar com o volume de processos e dados na gestão da organização. O discernimento sobre que tipo de informação é relevante, faz toda diferença no sucesso dos negócios. Não adianta ter acesso a todo tipo de informação e não transformá-la em resultados concretos para a empresa.

A informação para ser aproveitada tem de ser analisada sob o contexto correto e é neste momento que a ferramenta tecnológica possibilita ao indivíduo produzir com mais qualidade através do controle informacional da empresa.

Outro aspecto inerente ao sistema de inteligência das organizações são as pessoas. Todo processo de manipulação dos dados informacionais são implementados por seres humanos. É preciso investir em capacitação dos funcionários, valorização das pessoas. Toda análise de conteúdos é feita por pessoas e que se utilizam de suas faculdades mentais da razão e da sensiblidade no tratamento das informações, nota-se a importância desse fato no processo de tomada de decisões.

A inteligência empresarial visa tornar relevante o processo de aprendizagem das empresas. As orgnizações têm que crescer com a experiência de receber, selecionar e decidir sobre o seu futuro com base nas análises realizadas através das informações recebidas e coletadas por meio dos sistemas de informações e manipuladas pelas pessoas.

Acesse: http://admtiagolira.blogspot.com/