domingo, fevereiro 27, 2011

Como elaborar o primeiro orçamento da sua empresa?

Como elaborar o primeiro orçamento para minha empresa?

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Os períodos mais comuns para o levantamento orçamentário são: Próximos 12 meses (Orçamento Anual), orçando totais para cada mês, totalizações por trimestre.

O fator mais importante de um orçamento é a confiabilidade de suas informações. Então, prepare-se para aprender a montar um orçamento real de sua empresa.

A primeira dica é fazer uma análise documental do ano anterior. E perceber como foram às finanças no decorrer daquele do ano. O objetivo é levantar informações a respeito de todas as receitas e despesas ocorridas. Elaborar duas listas de acontecimentos que geraram receitas e despesas. Recorra a seu contador caso necessite de auxilio para fazer o levantamento documental.

A segunda dica é iniciar a mesma analise no ano atual. Registre todas as fontes de receitas e despesas ocorridas até o momento. Elabore o orçamento parcial com as informações que obtiver. Caso esteja nos primeiros seis meses do ano faça esse orçamento com os meses já laborados. Continue registrando todas as receitas e despesas no decorrer do ano.

A terceira dica é consolidar as informações obtidas com as análises do ano anterior e do ano de exercício. E preparar com base na experiência o orçamento do ano seguinte. Na execução do orçamento do próximo ano verifique se as suas previsões de gastos se confirmaram e faça as correções necessárias no decorrer do ano.

A elaboração do orçamento para o próximo ano sempre leva como base o do ano anterior. Desse modo, sua empresa trabalhará com orçamentos sempre atuais.

Ponha em prática essa ideia.

Acesse: http://admtiagolira.blogspot.com/