quinta-feira, março 03, 2011

Fluxo de caixa como utilizá-lo sem sustos?

O fluxo de caixa é uma das ferramentas de controle financeiro mais conhecidas. A sua utilidade no dia a dia da gestão de nossas empresas é imensa. A importância de realizar o controle financeiro pelo fluxo de caixa é uma necessidade para empreendedores e investidores.

Dessa forma, entender a dinâmica do seu funcionamento se torna também uma necessidade. É muito comum e empírico ouvirmos de gestores e empresários que a administração de sua empresa é feita com base na planilha do fluxo de caixa.

Devido a grande importância dessa ferramenta essa sabedoria muito me alegra. Pois percebo que há um desejo por parte dos empresários de profissionalização da gestão de suas empresas.

Por isso neste artigo, quero chamar atenção para um tópico muito importante na análise de um fluxo de caixa. De acordo com o artigo: Qual a importância do controle financeiro para as empresas, disponível em meu blog, o fluxo de caixa é: o montante recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.