quarta-feira, setembro 21, 2011

As estratégias das marcas: glamour, fantasia ou simplicidade

Professor Marcos Cobra

Artigo para o Jornal do Comercio de Porto Alegre janeiro/fevereiro 2007

“As marcas são para serem amadas – por compradores e vendedores”.

Os apelos a cada dia mais sofisticados fazem das marcas um mundo cercado de fantasias e glamour, nem sempre condizentes com a natureza do produto.

É provavel que muitos consumidores brasileiros, estejam cansados assim como os ingleses, segundo pesquisa do WGSM, da idéia de fantasia que algumas empresas envolvem seus produtos.

Segundo pesquisa recente da WGSN (Valor: Cliente pede menos fantasia e mais bom senso- 5ª.feira 8 de fevereiro de 2006 caderno Empresas pagina B4) os consumidores britânicos “estão cansados da idéia da fantasia e se mostra realista e “pé-no-chão” não se deixa seduzir pelo glamour dos produtos. Eles querem uma abordagem mais direta, pragmática e transparente. São pouco afeitos a se deixarem seduzir por discurso mágicos e pelo glamour com que toda a marca para ser envolvida hoje em dia”.