domingo, março 27, 2011

Administração de Empresas – Planejar

Iniciar um projeto, um negócio, um site, um investimento financeiro, sem objetivo definido pode ser um problema. Os reflexos desse problema são as atitudes reativas das empresas a situações adversas.

Ser reativo ao ambiente não é suficiente para nos destacarmos no meio profissional.

Nesse contexto planejar é fundamental. Pense no planejamento como ferramenta de trabalho complementar para alcançar suas metas e objetivos de vida. Dessa forma a aplicação desse fundamento da administração de empresas se desdobra em ações e metas mensais, que refletem diretamente na produtividade da organização.

A diferença entre quem planeja e quem não planeja é a capacidade de reação. O que fica muito claro quando conversamos com empresários e empreendedores pelo país afora.

A ênfase prática de quem não planeja as suas atitudes são evidentes na rotina das empresas. Tais organizações vivem no limite de suas forças financeiras, aplicam dinheiro em investimentos incertos, vivem rolando dívidas e utiliza em excesso seu crédito bancário pagando altas taxas de juros e ainda assim no fim do mês as contas fecham no vermelho. Ou com margem de lucro insatisfatória.

O empresário, na maioria das vezes, vive estressado, situação que gera grande desgaste físico e mental, além de prejuízos à saúde. Ou seja, uma situação de crise constante. De perdas que se acumulam e muitas vezes irreparáveis.

O oposto dessa situação são empresas/empreendedores que planejam suas atitudes e têm um objetivo definido a ser alcançado. Como foi descrito acima a capacidade de reação de tais empresas a situações adversas é muito maior. Ao contrário do que se pensa sobre planejamento, de que é a solução de todos os problemas, a sua elaboração é o reconhecimento da empresa de que ela não pode determinar o futuro, por isso temos de planeja-lo para nos preparar para o que há de vir.

A ênfase prática das organizações que planejam suas atitudes é evidente nas soluções de conflitos de situações adversas. O controle das contas é feito por orçamento atualizado dia a dia, semana a semana, mês a mês. As aplicações financeiras são coerentes com os objetivos do negócio da empresa e com garantias reais de retorno. Risco calculado. As despesas, custos e gastos são controlados e minimizados. Uso consciente do crédito.

O resultado desses cuidados reflete no balanço mensal da empresa. Satisfação com a margem de retorno obtida. Além do empresário viver com maior qualidade de vida. Desfrutando dos benefícios de seu trabalho.

Por fim, ficou evidente com as caraterísticas descritas acima das vantagens e desvantagens de se estabelecer objetivos claros e planejamento empresarial focado no alcance de resultados. Cabe a você empresário/empreendedor mudar sua atitude e melhorar sua qualidade de vida.

Pense nisso e reveja seus valores.

Tiago Lira Vieira

http://admtiagolira.blogspot.com/