A proposta desta publicação é iniciar uma série de estudo sobre técnicas de vendas. Visamos capacitar o vendedor e aperfeiçoar o seu desempenho profissional.
Entedemos a importância deste trabalho por se tratar de uma época do ano de festividades para o brasileiro e de grande valor para o comércio: o Natal.
O material de estudo utilizado é a publicação de Harry Friedman, no livro: "Não. Obrigado. Estou só olhando!. Técnicas de Vendas de Varejo para transformar curiosos em compradores".
Desejo a todos ótimas vendas e excelente estudo.
Preparação diária para o vendedor
Alguma vez um cliente lhe pediu um produto e, quando foi buscá-lo, descobriu que simplesmente, não estava lá?
E quanto ao cliente que lhe diz que viu o produto mais barato em outra loja e você não sabe se realmente é o mesmo item?
Alguma vez ficou embaraçado porque uma etiqueta de preço havia caído e você não pôde dar um preço ao cliente?
E quanto a descobrir, na frente do cliente, que não há fita na máquina registradora ou que acabaram as embalagens?
Estes são alguns dos muitos detalhes que fazem você perder vendas. Nós vivemos e continuaremos vivendo em um mundo de varejo cada vez mais competitivo.
Já é bastante difícil fazer vendas para perdê-las por causa de uma falta de informação ou de preparo.
Se o gerente da loja não preparou um “checklist” para deixá-lo para vender antes do seu turno, sugiro que você mesmo o faça. Lembre-se conhecimento é poder.
Há quatro categorias de procedimentos que você pode adotar para se tornar bem-sucedido. Trabalhar neles todos os dias pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.