quarta-feira, maio 11, 2011

Planejamento Digital uma Visão Grandiosa

Por: Tiago Lira Vieira

Haverá retrocesso no sistema de informatização das empresas e na consequente inclusão das organizações no universo do comércio digital? É pouco provável. Na realidade é improvável para ser bem realista.

Certamente, ao analisarmos as tendências verificamos o aumento do comércio na WEB. Atualmente, têm-se diversos sites específicos em comércio digital. Por exemplo, sites de compras coletivas. Ao digitarmos no Google “Sites de Compras Coletivas” as opções são diversas. Outro bom exemplo são as editoras, que fomentam o mercado de livros através da internet. Para ficarmos em exemplos clássicos, não podemos deixar de citar os diversos magazines que operam na Web com suas linhas completas de eletroeletrônicos.

Faça o teste em sua rede de relacionamentos, pergunte a seus contatos quantos deles já compraram um livro, um ingresso para a apresentação de um grande artista ou uma geladeira pela internet?

Outra questão importante é a convergência digital, ou seja, a integração entre as mídias. Atualmente, temos uma convergência entre o próprios meios de comunicação eletrônicos (com o e-mail, acesso o blog, o twitter, o facebook, o linkein) e a convergência entre os diferentes tipos de mídias, como por exemplo, a TV digital que agrega elementos da mídia tradicional (televisiva) com os “condimentos” do mundo virtual. Claro que a ideia da convergência digital é muito mais ampla do que temos até então, que é “dinamitar os muros” existentes entre a mídia radiofônica, televisa, digital e proporcionar mobilidade.

As possibilidades e os impactos dessas fusões ainda estão sendo absorvidas pelas empresas. Cada caso é um caso. Não há e não haverá métodos e processos corretos que conduzam ao sucesso. Os profissionais e as empresas terão de aprender o caminho do sucesso através de pesquisa e desenvolvimento da melhor estratégia de atuação utilizando as novas mídias.

Nesse contexto, que a importância de um profissional ganha força. O planejador digital. Muito mais do que saber de mídias sociais tem que entender de tecnologia e integração tecnológica. Não precisa ser um expert em programação, mas tem que entender os desdobramentos de cada mudança para aproveitar a oportunidade que surge em cada “gap”.

O planejamento digital é a ferramenta de trabalho do planejador, que tem a função de pensar além das atuais demandas por acessos as redes virtuais da moda, mas tem que pensar na estratégia da empresa para que sua marca continue sólida na internet, ou se consolide a partir da web.

Pense nisso e reveja seus valores.

Tiago Lira Vieira

http://admtiagolira.blogspot.com/