terça-feira, junho 14, 2011

Mantega avalia nova proposta sobre royalties do petróleo

Retirado do site Exame.com

O projeto propõe a divisão entre todos os Estados e municípios brasileiros, produtores ou não, dos royalties e da participação especial (PE) relativos ao petróleo extraído do mar.

Mantega analisa a matéria em parceria com a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann

Brasília - A nova proposta de repartição dos royalties petrolíferos e da participação especial (PE) devidos pela exploração de petróleo no mar chegou às mãos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que analisa a matéria em parceria com a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann. Mantega afirmou hoje ao autor da proposta, senador Wellington Dias (PT-PI), que o governo tem duas preocupações principais: preservar o equilíbrio das contas dos Estados produtores e isentar a União de compensá-los pelas perdas de receita. O relato sobre as ponderações do ministro foi feito pelo próprio senador.

O projeto de autoria de Wellington Dias e do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) propõe a divisão entre todos os Estados e municípios brasileiros, produtores ou não, dos royalties e da participação especial (PE) relativos ao petróleo extraído do mar - e não apenas da camada do pré-sal. Segundo Dias, a proposta não diminui os repasses aos Estados produtores - Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A proposta separa, em primeiro lugar, o montante destinado aos Estados produtores. O valor restante será dividido entre a União (40%) e Estados e municípios (60%), meio a meio, conforme os critérios de rateio dos recursos dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos municípios (FPM). O objetivo é transformá-la num substitutivo ao projeto de lei (PL) do Executivo 8.051/10, que tramita na Câmara e apresenta outro modelo de repartição dos royalties do petróleo extraído do pré-sal.

A diferença fundamental entre a proposta dos piauienses e a chamada "Emenda Ibsen" - de autoria do ex-deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) - é que esta previa que a União compensaria os Estados produtores pelas perdas de receita. O projeto de Dias propõe prioridade na repartição ao Rio e ao Espírito Santo, garantindo-lhes valor equivalente à média do que receberam nos últimos cinco anos (cerca de R$ 9 bilhões).

Reunião

Amanhã, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve receber os governadores das regiões Norte e Nordeste para discutirem a proposta em exame pelo governo, de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI) e do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). Na noite de hoje, os governadores se reúnem na sede da representação do governo do Ceará para discutir o projeto com o governador Cid Gomes (PSB) e afinar o discurso para a reunião com Sarney.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi incumbido de negociar o texto com os representantes dos Estados produtores os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Alerta

Dias alerta que os representantes dos Estados não produtores rejeitam o projeto do governo, que prevê que eles recebam os recursos da exploração do pré-sal somente a partir de 2019. Por isso, o petista avisa que o governo corre o risco de sair novamente derrotado se levar à votação o PL 8.051/10, porque os não produtores têm pressa em aumentar sua participação no dinheiro.

Em contrapartida, Dias afirma que, se não houver empenho na construção de uma alternativa consensual, os parlamentares (aliados e oposição) vão se unir para derrubar o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à "Emenda Ibsen". 




Dicas para Implantar Fluxograma

Por: Tiago Lira Vieira

Sempre se pode aperfeiçoar um sistema, podemos pensar que as empresas por melhores que sejam sempre têm um setor que necessita de uma reorganização em seus processos. E isso fica evidente em situações simples. Por exemplo, a formação de filas no balcão de atendimento pode demonstrar alguma ineficiência neste setor; a demora na liberação de boletos de pagamentos pode significar que o fluxo de documentos está sendo processado de modo inadequado, existem muitas outras situações cotidianas que poderm ser citadas como exemplo, mas nos ateremos a essas.

A proposta do nosso texto é demonstrar um modelo de utilização do fluxograma para solucionarmos esses problemas.Vamos às dicas.

A primeira dica para se implantar um fluxograma é a conscientização de toda empresa sobre o que é fluxograma e qual a sua importância no contexto da organização. Perceba que para isso a participação dos funcionários é fundamental. De que forma? Marque uma reunião para falar sobre o projeto. Para explicar o que é um fluxograma. Demonstre os objetivos da implantação dessa ferramenta e os benefícios. Deixe claro o que se espera de cada um dos participantes nessa empreitada.

Dê espaço para que os funcionários questionem e exponham o ponto de vista deles sobre o tema e principalmente sobre os processos que podem ser melhorados. A opinião dos colaboradores sobre o que pode ser efetivamente aperfeiçoado conta muito no decorrer da implantação do projeto. Na maioria das vezes são eles os beneficiários de tais mudanças. E por estarem em contato direto com a rotina operacional da empresa podem ter as melhores ideias para as modificações necessárias.

O compromisso psicológico que assume o funcionário ao participar de todas as etapas da elaboração de um projeto o torna responsável também pelos resultados alcançados. Desse modo otimizamos a capacidade intelectual de toda empresa em prol de se alcançar resultados satisfatórios aos envolvidos.

A segunda dica é uma das mais importantes. É o processo de analise para se definir qual área deve ser estudada a fim de realizarmos as mudanças necessárias. Devemos entender o atual processo. Quem são os responsáveis, o procedimento utilizado, onde começa, é processado e termina.

O resultado deste trabalho culmina na elaboração do fluxo de tarefas atual. Ou seja, formaliza-se o desenho do processo, o fluxograma. Note que nesta fase é importante verificar a veracidade das informações.

Fluxograma atual montado é a fase de análises e de propostas de melhoria. O fluxo de tarefas mapeado tem de proporcionar visão completa de todo processo inclusive os gargalos, ou seja, os setores que devem ser racionalizados.

Através desse modelo de verificação podemos visualizar em que setor os problemas estão acontecendo e propor modificações estruturais nos processos.

A terceira e última dica é a da implantação de melhorias no fluxograma. Modifica-se o atual processo e torna-o mais rápido e econômico. Solucionado os atuais problemas encontrados no diagnóstico. Nessa fase elaboramos um novo fluxograma com as tarefas realinhadas com os novos métodos de trabalho. O fluxograma é uma ferramenta de competência gerencial. Proporciona ao gestor visualização dos melhores meios de se realizar as tarefas em sua empresa. Para não deixarmos de falar é importante salientar que conjuntamente, com as mudanças nos processos temos de realizar uma modificação cultural, pois as modificações realizadas alteram o modo das pessoas agirem e até mesmo formas de relacionamento entre as pessoas, esse enfoque social e psicológico é tão importante para o sucesso do novo modelo de fluxo quanto o foco na racionalização das tarefas.

Pense nisso e conseguirá excelentes resultados em sua empresa.

Acesse: http://admtiagolira.blogspot.com/

A parceria Brasil-Alemanha nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e cultura

Publicado originalmente no Blog do Planalto.

No parlatório do Palácio do Planalto, presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Alemanha, Christian Wulff, acompanham desfile militar. Mais tarde, Itamararty divulgou íntegra da declaração à imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da assessoria de imprensa, divulgou nota em que contextualiza a declaração conjunta à imprensa feita pela presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Alemanha, Christian Wulff. O documento aborda a cooperação Brasil-Alemanha nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e cultura e a “Temporada Alemanha no Brasil”.

A seguir, o Blog do Planalto reproduz a íntegra do documento:

Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota à Imprensa nº 177

5 de maio de 2011

Declaração Conjunta à Imprensa sobre Cooperação Brasil-Alemanha nas Áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura e a “Temporada Alemanha no Brasil” – Brasília, 5 de maio de 2011

Com base no Plano de Ação da Parceria Estratégica, acordado em maio de 2008, e na declaração conjunta emitida em dezembro de 2009, e com o intuito de fortalecer e dar novo impulso às históricas relações bilaterais, a Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, e o Presidente da República Federal da Alemanha, Christian Wulff, expressaram plena concordância sobre a intensificação da cooperação e do diálogo político em alto nível, entre outras, nas áreas de inovação, cooperação científica, tecnológica e cultural e sobre a realização da “Temporada Alemanha no Brasil”.

Ambos os Presidentes realçaram a importância da cooperação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como forma de estreitar os laços entre empresas e instituições dos dois países e promover o desenvolvimento sustentável.

A cooperação Brasil-Alemanha em ciência, tecnologia e inovação é das mais tradicionais e profícuas e os resultados positivos do “Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011” deverão elevá-la a novo patamar.

Nesse contexto, congratularam-se com a criação do Programa Brasil-Alemanha para o Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e do Fundo Bilateral de Fomento para desenvolver produtos inovadores, de alto conteúdo tecnológico, que atendam aos mercados nacionais e internacionanais. Inicialmente estará dedicado a projetos-piloto em setores estratégicos como os de terras raras e setores de alta agregação de conhecimento e valor como no âmbito médico.

Ambos os Presidentes manifestaram satisfação pela assinatura do Acordo de Cooperação entre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o “Deutsches Elektronen-Synchrotron” (DESY) e o “European X-ray Laser Project (XFEL)”, para cooperação em pesquisa e desenvolvimento de aceleradores, o qual abrirá novas perspectivas na dinâmica da química, ciência dos materiais e biologia estrutural.

Ambos os mandatários coincidiram quanto ao excelente momento para a cooperação bilateral, destacaram em particular a intensificação da colaboração com a Sociedade Fraunhofer em tecnologias inovadoras, em campos como biotecnologia/tecnologia alimentar; meio ambiente/energia; saúde; tecnologia da produção e educação. Nesse sentido, saudaram a possibilidade de instalação de um escritório de representação da Sociedade Fraunhofer no Brasil.

Os Presidentes mencionaram, com satisfação, ação conjunta bilateral no campo da popularização, difusão e educação para a ciência mediante a apresentação da exposição “Túnel da Ciência”, que deverá percorrer treze cidades brasileiras a partir de 2012.

À luz da decisão do Governo brasileiro de intensificar a formação de recursos humanos na área de tecnologia e inovação, ambos os Chefes de Estado saudaram o fortalecimento do intercâmbio de estudantes dos dois países, por meio, entre outras instituições, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Fundação Alexander Von Humboldt.

Expressaram satisfação pela assinatura do acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) para apoio a projetos conjuntos nas áreas de “Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais” e “Energias Renováveis e Eficiência Energética no Brasil”.

A Senhora Presidenta da República expressou ainda satisfação pelo convite estendido ao Brasil pela “Deutsche Messe” para participar, na qualidade de “país-parceiro”, da maior feira da tecnologia da informação do mundo, a CeBIT, em Hannover, em 2012.

Ambos os Presidentes expressaram satisfação com a cooperação empresarial por meio do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que se realizará no Rio de Janeiro (18-20 de setembro de 2011), e ressaltaram a importância de intensificar a cooperação entre as pequenas e médias empresas alemãs e brasileiras como veículo para a inovação, aumento da competitividade, e para promoção da sustentabilidade.

Ambos os Presidentes saudaram e apoiaram a iniciativa “Temporada Alemanha no Brasil 2013/2014”, que prevê a realização de eventos culturais, científicos, educacionais e econômicos no Brasil entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Tal iniciativa deverá contribuir para estreitar a parceria estratégica e o diálogo entre a Alemanha e o Brasil, por meio da atualização das imagens recíprocas e da valorização do patrimônio acumulado desde o início da imigração alemã para o Brasil, no começo do século XIX, intensificado pela presença dos investimentos alemães no Brasil. O alcance das boas relações culturais reflete-se também na presença do Brasil, na condição de país convidado de honra, na Feira do Livro de Frankfurt de 2013. Nesse sentido, ressaltam a importância de somar esforços para a realização da Temporada e dos eventos culturais no contexto da Feira de Frankfurt de 2013 e auspiciam a participação de entidades culturais, educacionais, científicas e empresariais brasileiras e alemãs em tais iniciativas, em favor da promoção das culturas de ambos os países e do estreitamento da parceria estratégica.

Ambas as iniciativas se propõem refletir a diversidade da Parceria Estratégica, bem como franquear novas oportunidades de cooperação entre estados, cidades e instituições de ambos os países.