sexta-feira, março 11, 2011

Guia pós-contratação

Contratei um novo funcionário o que fazer? Essa é uma situação muito importante na realidade de uma empresa. Recomendo sempre a amigos e clientes que ajam com muita clareza e honestidade.

Após contratar deixe claro ao funcionário o que se espera dele e como será feita a sua avaliação. Ensine de modo evidente a missão, visão e os valores da empresa. Exponha os benefícios de se fazer parte da empresa. Demonstre os valores além do salário e benefícios financeiros.

Nas duas primeiras semanas não cobre resultados imediatos e rentáveis, avalie o aprendizado, a integração do novo funcionário a equipe. Valorize essas atitudes, incentive-o a interagir com seus colegas de trabalho. Certifique-se de o funcionário está se adaptando a cultura e ao ambiente da organização. Esses fatores serão determinantes para o sucesso do novo colaborar na empresa.

Nas duas semanas seguintes é o momento correto de se chamar esse novo funcionário para uma conversa franca. Demonstrar os pontos avaliados e percebidos nessas duas semanas de integração. Forneça ao funcionário um “feedback” sobre tudo que foi avaliado. Aguarde seu posicionamento e dessa forma terá um novo funcionário bem integrado a nova empresa e emprego.

Essa é a melhor maneira de se tratar o colaborar recém contratado. O período de integração é importante para o bom desempenho de funcionários recém-contratados.

Pequenas ações que geram grandes resultados. Veja e perceba como sua empresa terá um salto de qualidade.