domingo, janeiro 08, 2012

Por que o coaching?

Por: Idalberto Chiavenato

A divulgação e a disseminação do coaching não apresentam apenas mais um modismo. Ou coisas da mídia. Existem quatro razões pelas qual o coaching está se tornando uma necessidade imperiosa nas organizações. A primeira razão é que está havendo uma mudança incrível no mundo dos negócios. Antes, as organizações estavam acostumadas a um mundo estável e permanente, no qual as coisas mudavam lentamente e de maneira progressiva e previsível.

A manutenção do status qual permitia que o comando das pessoas fosse o estilo gerencial predominante e a obediência o comportamento típico dos funcionários. A previsão do futuro era baseada na simples extrapolação do passado.

Estruturas burocráticas e hierarquizadas garantiam o sistema de comando-obediência. Hoje, na Era da Informação, com as mudanças rápidas e aceleradas, a imprevisibilidade e a incerteza constituem os fundamentos do mundo dos negócios.

O velho esquema de mandar-obedecer não funciona mais e esta sendo substituído por outro estilo de liderança-participação, sem o qual as organizações não conseguiram sucesso em um mundo altamente competitivo e mutável.

A velha e arcaica hierarquia organizacional esta cedendo lugar a um conjunto dinâmico de lideranças, de construir um sonho que, se não é bem conhecido, será bem diferente do presente. E do passado.