segunda-feira, janeiro 10, 2011

Como cuidar da saúde financeira da empresa e evitar prejuízos

Os conceitos de administração financeira preconizam evidenciar melhores práticas para os negócios. Ou seja, apurar atividades lucrativas e não lucrativas. A partir desta visão direcionar as estratégias organizacionais, voltando as empresas para o lucro e para o crescimento continuo.

O universo dos números, dos cálculos, parece ser suficiente para gerenciar qualquer empresa. Através de análises de fluxo de caixa, de margem de contribuição, lucro, prejuízo, rentabilidade, ponto de equilíbrio, temos o total domínio sobre os acontecimentos empresariais, certo?

Errado, uma organização é um organismo vivo, uma entidade aberta, ou seja, está em constante interação com o meio em que se insere. Isso por si, já nos tira toda certeza sobre os resultados esperados pela empresa.
Vejamos um exemplo bem simples:

O gerente de uma empresa varejista que necessita tomar uma decisão de deixar de investir em um tipo de mercadoria “A” e aumentar o investimento em outro tipo de produto “B”. Ao tomar sua decisão racionalmente analisando as margens unitárias de cada produto ele se decide pelo produto “A”. Que em nosso caso tem uma margem mais alta em relação à “B”. Investe todo seu capital na escolha feita com base em números e fatos. Uma decisão lógica. Resultado? Prejuízo assustador no final do mês.

Você sabe explicar o motivo? É exatamente esse. Ele se esqueceu de analisar se os produtos “A” tinham a mesma receptividade de “B”. O primeiro produto tem uma margem mais alta, porém vende menos. É um erro de análise fatal. Infelizmente muito comum em várias empresas do comércio varejista.

Cuidar da saúde financeira de sua empresa requer um olhar atento sobre os movimentos do mercado de consumidores. A empresa tem que olhar para dentro e saber da limitação de suas informações. Olhar o mercado e as tendências.

Os preceitos de administração financeira são úteis e não se pode abrir mão de usá-los na gestão de nossas empresas, entretanto não são fonte de lucros e sim ferramentas de gestão.

Fique de olhos em suas contas e não se esqueça de olhar o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.