sábado, fevereiro 19, 2011

Liderança com subordinados - Pequenas ações que geram grandes resultados-


Como exercer liderança dentro de sua empresa? Esse é uma questão bastante importante no contexto das organizações. A Liderança é o ato de influenciar o outro a desenvolver o melhor de si em um trabalho ou projeto. A liderança eficaz gera a excelência.

A primeira dica é saber qual o nível de confiança os seus subordinados depositam em você? Para entender isso é fácil, note se seus funcionários o procuram quando têm algum tipo de problema? Ao se aproximarem de você percebe que ficam inibidos ou desestimulados a falar contigo? Eles te veem como chefe ou líder?

A liderança é diretamente proporcional ao nível de confiança que depositamos em outra pessoa. Caso não a obtenha de seus funcionários terá muitas dificuldades de exercer a liderança sobre os seus subordinados.

A segunda dica é mais objetiva, observe o nível de rotatividade de profissionais em sua empresa, é alto se comparada com os concorrentes do mesmo setor? É comum muitos funcionários se ausentarem por motivo de doença profissional? O nível do absenteísmo é considerado normal se comparado com os outros grupos do mesmo setor?

Os aspectos objetivos demonstram claramente se você tem exercido boa influência sobre seus subordinados ou não.

A resolução desta situação se dá com a reflexão dos impactos negativos que suas atitudes têm causado sobre os funcionários. A boa gestão da empresa acompanhada de uma péssima liderança é responsável por rendimentos inferiores. Neste caso se exerce o poder, mas não a liderança.

A terceira dica é seja receptivo com seus funcionários, envolva-os nos acontecimentos da empresa, ouça-os com atenção, converse com eles, não apenas sobre trabalho, crie um vinculo de proximidade e respeito entre você e seus subordinados. Estabeleça canais de comunicação e confiança.

Ao contrário do que se pensa estar próximo aos liderados não retira o respeito que eles terão por você. Ao contrário demonstra que você os respeita e confia neles. Essa reciprocidade gera confiança confirma a sua liderança.

Tiago Lira Vieira
http://admtiagolira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.