quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Pequenas ações que geram grandes resultados – Abrir o próprio negócio

O sonho de deixar de ser empregado e ser dono do próprio negócio é uma realidade para muitos brasileiros. Porém alguns cuidados têm de ser tomados para realização deste sonho. Visto que empreender requer do indivíduo conhecimento a cerca de todas as variáveis que permeiam um negócio.

Primeiro passo importante é planejar. A elaboração de um plano de negócios é primordial. Previsão de receitas e despesas, capital necessário, levantamento de projeções e cenários de possíveis negócios, elaborar planejamento de marketing e vendas, conhecer os fornecedores e formas de negociação, estudar os concorrentes, prospectar clientes e avaliar a viabilidade financeira do seu empreendimento. Essas são análises fundamentais para avaliação da empresa.
Caso essa análise se mostre negativa, todo planejamento deve ser refeito, a elaboração do contrato social de acordo com os objetivos da empresa é outro fator importante neste contexto.

Segundo passo é uma autoanálise realizada pelo empreendedor a respeito de suas características pessoais e o perfil do negócio que está empreendendo. O autoconhecimento é fundamental para empreender, todo indivíduo antes de iniciar um novo negócio tem de se perguntar: Estou pronto para atuar neste ramo de atividade? Quais características são necessárias? Destas quais possuo? Quais preciso desenvolver? Estou pronto para assumir os riscos desta atividade?

Empreender um negócio requer do novo empresário uma dedicação exclusiva para a sua empresa. Pense nisso e análise suas opções de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.