terça-feira, fevereiro 22, 2011

Reduzir Custos na pequena empresa

Como reduzir meus custos se minha empresa é pequena? Tenho recebido muitos pedidos como este de como reduzir custos de uma pequena empresa sendo que a mesma já opera com margens pequenas.

Sempre se pode aperfeiçoar um sistema. É o que digo sempre a clientes e amigos. Vamos a algumas dicas práticas:

Faça uma lista com os principais gastos de sua empresa: estoque, compras, água, telefone, aluguel, energia, salários, horas extras, entre outros. Lembre-se sempre de arrolar os principais custos e despesas inerentes a seu negócio.

Faça uma análise retrospectiva, ou seja, avalie no mínimo os últimos doze meses de gastos. E Observe quanto gastou com cada conta. Anote e faça isso com todas as contas. Dessa forma, realizará o diagnóstico das contas de sua empresa.

Próximo passo marque uma reunião com os funcionários de sua empresa. Deixe claro o motivo desse encontro. Redução de custos. Demonstre os dados colhidos para eles e exponha a importância de se reduzir custos.

Peça a seus funcionários que se envolvam na solução destes casos, peça para as pessoas envolvidas diretamente com cada gasto que dê sugestões para reduzi-los.

Conjuntamente estabeleçam metas para cada gasto e períodos de apuração dos primeiros resultados. No mínimo de dois meses. No caso de metas alcançadas comemore, reúna toda equipe premie, faça um lanche especial. Envolva as pessoas nos resultados, elogie.

Para o próximo mês estabeleça novas metas, novos resultados, acompanhe e criando a rotina de planejamento, execução e controle.

Desse modo, pequenas sugestões geram grandes resultados.

Acesse: http://admtiagolira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.