sexta-feira, julho 15, 2011

Por uma teologia correta sobre o sucesso

Amigo leitor não estranhe o título deste artigo, pois garanto que o conteúdo do mesmo proporcionará uma reflexão profunda sobre os valores que são prioridade em sua vida. Principalmente, sobre o conceito de sucesso presente na sociedade.

Veja: um trecho do texto:

"Quero sim, bons resultados. Na minha família, nos relacionamentos próximos, na moralização de meu caráter (...) Quero sucesso comigo mesmo. Sucesso sendo minha melhor versão de mim mesmo (...)"

Aproveite a leitura.

Alguns dias atrás escrevi essa frase no Messenger: “Não serei, custe o que custar, vitima da possibilidade do sucesso. Essa prisão tem sufocado milhares de pessoas”. Mas, por que escrevi essa frase? Não é porque não desejo me dar bem na vida. Nem por que estou frustrado em não ter conquistado determinadas coisas ou alcançado um nível social melhor. Muito menos por conformismo, pessimismo ou falta de fibra. Não, não são por essas e outras razões.

O que me levou escrever isso é que somos a cada instante instados a mudar nossos valores e perspectivas frente à frenética busca de sucesso que hora reina no convívio social que estamos inseridos. Quando ligamos a televisão, num momento ou noutro somos confrontados com o desafio: sejam pessoas de sucesso. Quando vamos às livrarias, um dos temas mais vendidos e explorados é o sucesso. Quando olhamos para o ambiente religioso, a sensação que tenho é que somente aqueles que alcançaram patamares com alta visibilidade e aglomeração de pessoas é que conquistaram as raias do sucesso. Vejo que nas redes sociais, o facebook, o twitter, os sites e os blogs só são admirados e acessados em função dos protagonistas que nele estão inseridos serem pessoas de “sucesso” ou apenas são consideradas rede social de sucesso aquelas com grande numero de acesso a cada dia ou seguidores. E assim por diante.

Mas eu me pergunto: o que é o sucesso? O que ele - o pretenso sucesso - traz de benefício real, prático e benéfico para aqueles que dizem ter o alcançado? E para a sociedade? O sucesso está baseado em quais valores? Os morais, os humanos, os de realização pessoal ou monetários? Até que ponto o sucesso se tornou uma pandemia que tem levado milhares de pessoas a se mutilarem emocionalmente, fisicamente, moralmente ou socialmente. Não me lembro de ler ou ver em alguma reportagem a ênfase sobre uma pessoa que possui uma boa família como sendo um individuo de sucesso. Nem sendo acessada nas redes sociais por ser apenas um ser de bom caráter. Muito menos por simplesmente viver com leveza, graça, bondade e justiça.

As pessoas que vivem na marginalidade das capas de revistas, noticiários locais ou eventos sociais, geralmente não são consideradas pessoas de sucesso. Quando o modo de viver é limitado, desprovido de bons recursos financeiros, sem grande impacto ao redor, geralmente tais pessoas são consideradas pessoas comuns. Mas, caso a vida se torne um show de parafernália midiática, de prosperidade financeira, de visibilidade social e imitação em massa, ai sim o sucesso foi alcançado. Esse é um modo de ver o sucesso. Em cima dessa concepção de sucesso é que afirmei: não serei vítima da possibilidade de sucesso. Tal conceituação e por que não dizer obsessão mudou as relações sociais em todo mundo. Cada um, a seu modo e localidade, buscando uma forma de chegar ao sonho desejo: o sucesso.

Apenas para esclarecer, a palavra sucesso vem do termo latin “sucessu” que significa bom resultado. Portanto, nada haver com os atuais conceitos consolidados e explorados quando ao real sentido da palavra. Sucesso à luz do termo latin é apenas alcançar bom êxito. Nada mais que isso. O que passar disso é mutação proveniente do ambiente capitalista que domina o mundo.

Quais são as 10 pessoas com maior sucesso no mundo? E as mulheres mais famosas? E os movimentos cristãos que mais fazem sucesso? São aqueles que conquistaram bom resultado naquilo que propunham ou que saíram do anonimato? Eu não quero ser violentado por minha consciência, como se fosse um fracasso, acordar a cada dia tendo que angustiosamente sair a busca de alguma realização que foi consagrada ao nível de “o sucesso pessoal”.

Quero sim, bons resultados. Na minha família, nos relacionamentos próximos, na moralização de meu caráter, num sono tranqüilo sem consciência de ter fraudado alguém, de poder ir e vir pelas ruas sem ser sufocado, de olhar nos olhos do outro com graça, sem ter que consumir esse ou aquele produto como sendo sinal de sucesso, sem ter que mutilar meu ser, seja por culpa, competição, sem abstinência quanto a comer algo que me tire do perfil de beleza, sem passar por cima de ninguém, sem ter que alcançar cifras e aglomeração de admiradores como sinal de avanço e êxito. Quero sucesso comigo mesmo. Sucesso sendo minha melhor versão de mim mesmo. Sucesso independente da visibilidade. Sucesso sem ter que consumir algo que virou sucesso no mercado. Sucesso sem o clichê de sucesso defendido pela mídia. Sucesso para meus filhos, esposa e amigos. Sucesso nas palavras simples e gestos misericordiosos. Sucesso na forma de lidar com a vida sem ter que acabar com a própria vida. Sucesso sem ter que brilhar, sem virar imagem a ser copiada, sem precisar ostentar nada daquilo que preciso para ser feliz.

Paulinho - amado do mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.