quinta-feira, agosto 11, 2011

A arte da Inovação

Tiago Lira Vieira

Quais são os desafios da empresa contemporânea? O que valorizar em uma economia tão competitiva? Como programar uma cultura de inovação dentro da empresa?

Esses são questionamentos que nos fazemos o tempo inteiro na administração de uma empresa. De qualquer porte ou segmento.

Dificilmente, encontraremos respostas prontas para problemas dessa ordem. Visto que as variáveis envolvidas nesses problemas não são estáticas como nas equações. Em que apenas precisamos encontrar o valor de X.

A questão mais importante quando tratamos do tema inovação é: quais são os parâmetros que utilizamos ao lidar com essa questão?

Inovação não acontecerá enquanto buscarmos solucionar nossos problemas através dos métodos e processos do passado. Romper com os paradigmas atuais mesmo sobre a inovação requer ousadia e tenacidade intelectual.

Esse é em princípio o maior desafio da nossa geração. Da geração que dentro de uma década assumirá os mais altos postos de trabalho pelo nosso País e em todo mundo. O nosso desafio é utilizarmos toda estrutura que está a nossa disposição para surpreender atuais e conquistar novos clientes e mercados.

Precisamos ir mais longe do que nossos antecessores sem nos esquecermos do legado que nos foi deixado. Temos o desafio de crescer e incluir as pessoas. Pensar em estratégias que impactem positivamente. O desafio é manter o crescimento e ao mesmo tempo repartir a riqueza.

Esse é o desafio de uma sociedade sustentável e o paradigma de nosso tempo e geração. O trabalho é imenso precisamos nos engajar. Entender a nova visão de desenvolvimento.

Nossa geração valoriza o mérito como forma de reconhecimento em detrimento do privilégio. Nossos valores são balizados pela justiça social e uma sociedade mais igualitária. O que nos leva ao clímax de nosso texto: as pessoas, a sociedade e a inovação.

Discutir o papel que temos que desempenhar na sociedade, os impactos de nossas ações. O futuro baseado nas atitudes presentes. É o nosso dever de casa. E, diferentemente, de outros artigos, não indicarei a melhor solução, pois também estou construindo e idealizando o futuro que desejo para mim, para os prováveis herdeiros e para todos.

Pense nisso e planeje sua vida e suas atitudes, coesão e coerência faz toda diferença no dia a dia de cada indivíduo e consequentemente, no cotidiano empresarial.

A arte de inovar é também a de questionar, vamos construir nosso futuro e sociedade de modo coerente e inteligente.

Reveja seus valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.