quinta-feira, setembro 29, 2011

Transforme conflitos em resultados

Por: Tiago Lira Vieira

O ambiente profissional naturalmente conduz o indivíduo à competição. Clima esse que em muitos casos, gera atrito entre os funcionários e entre a gerência e os funcionários.

Entender por que os conflitos acontecem. É um modo de transformá-los. A reflexão sobre as suas causas pode nos levar a resultados muito satisfatórios. Empresas que estimulam uma competição feroz entre seus funcionários por melhores resultados cooperam para aumentar o clima desfavorável entre os empregados. Há uma disputa interna que gera desgaste nas relações entre as pessoas.

Nesses casos o que percebemos é que as pessoas sofrem do que chamo de síndrome de grupo. Todos trabalham juntos, mas cada um defende o seu em detrimento do crescimento do colega. Chegando a disputar uma mesma base de clientes, por exemplo. O que no final gera menos valor para empresa.

A gerência nesses casos trabalha constantemente como apaziguadora, ou seja, vive apagando incêndio e focos de conflitos entre os seus funcionários. O que faz com que o trabalho de estrategista seja prejudicado.

Por outro lado, as empresas que estimulam metas globais e por equipes, em minha visão, têm melhores resultados e consequentemente, menos conflitos gerados por disputas internas, mas também não estão isentas de sofrerem com isso. Os conflitos continuam o que muda é o foco.

O conceito de justiça fica muito evidente nesse formato, funcionários “mais produtivos” sentem-se desprestigiados em detrimento dos “menos produtivos”, cabe mais uma vez a gerência mediar e apaziguar os ânimos entre os funcionários.

Então temos uma premissa: o conflito no ambiente de trabalho é inevitável.

Mas apesar de inexorável não é necessariamente prejudicial à empresa.

A energia gasta na resolução de conflitos se canalizada da maneira correta pode ser transformada em valor e melhores resultados para empresa. O foco dessa tarefa determina o êxito na ação.

Para unificar as forças da empresa e solucionar conflitos é necessário, antes de qualquer coisa, que a organização tenha unidade estratégica, ou seja, objetivos comuns.

Para alcançarmos objetivos comuns é preciso uma visão capaz de gerar paixão.

A organização que une uma visão apaixonante aliada a projetos desafiadores alcança resultados exponenciais.

Os conflitos nesse clima passam a ser secundários, pois serão parte do processo de criação, desenvolvimento e negociação. Alcançar resultados satisfatórios será o motor de impulsão que movimenta o trabalho da empresa.

Funcionários apaixonados entendem o seu papel e a importância de cada membro da equipe. São pessoas capazes de trabalhar com quem não gostam por saber que aquele indivíduo é o melhor. Paixão mais desafio transforma conflitos em melhores resultados. É esse tipo de atitude que tem de ser despertada pela empresa em seus funcionários.

Pense nisso e reveja seus valores.

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