quarta-feira, novembro 02, 2011

Delegação/Empoderamento responsabilidade compartilhada

Por: Tiago Lira Vieira

Estou cercado por incompetentes? Por que ninguém resolve nada sem mim? Caso clássico, muitas vezes já ouvi essa queixa feita por parte dos empresários. Respondo sempre da mesma forma. Talvez o problema seja você.

O que? Já pensou nisso? Eu? É sim, você. Os motivos são vários, citaremos o mais comum: chefe autoritário e centralizador.

O chefe que não sabe delegar e quase sempre está estressado e gritando com todo mundo. Uma pessoa com atitudes grosseiras que não tolera os erros alheios. Centraliza toda ação da empresa em suas mãos e cada passo dado pelos funcionários é monitorado. Não confia em seus liderados.

Reconhece essas atitudes? Cuidado, sua equipe e empresa correm sérios riscos.

As consequências dessas ações são verificadas pela alta rotatividade de funcionários, pelo aumento de absenteísmo e principalmente pela desmotivação dos colaboradores. Em um ambiente como esse fica evidente a falta de compromisso com os resultados.

Você poder mudar a direção de sua empresa. Saiba como:

Mude no modelo de gestão. Torne-se líder. Delegue tarefas e funções. Delegação é distribuir responsabilidades. Ou seja, é dividir com os colaboradores o compromisso com resultados positivos e constantes.

Um time vencedor se organiza a partir do fortalecimento da equipe. Pense nisso e continue a leitura.

Entenda que nos dias atuais a concorrência se acirra cada vez mais. É imperioso para as empresas agilidade na tomada de decisões. A melhor solução é fazer com que os funcionários tenham cada vez mais autonomia para solucionarem demandas que acontecem em sua área de trabalho.

A dica para a realização desta tarefa é o empoderamento. Ou seja, descentralizar as decisões da empresa para mais próximas de onde os fatos ocorrem. Habilitar o colaborador com as competências corretas para tomada de decisões.

A lógica é conseguirmos maior qualidade no atendimento ao cliente. Diminuir o tempo de espera na solução de conflitos. Elevar a satisfação de nosso consumidor. Equacionando conflitos comerciais.

Agilidade na solução de problemas envolvendo cliente-empresa evita por vezes conflitos judiciais. Organize sua empresa para atender de modo qualificado seus clientes e observe como pequenas ações geram grandes resultados.

2 comentários:

  1. Bacana Tiago, talvez essa descentralização se dará através de uma nova visão empresarial que tem ganhado espaço nos últimos tempos , que é a Gestão Horizontalizada... menos hierarquia, mais autonomia aos colaboradores. Particularmente, acredito nesta idéia.

    Abç,

    Mateus Nunes

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  2. Isso mesmo Mateus, acredito que é importante menos burocrácia e mais agilidade.

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