terça-feira, dezembro 07, 2010

De vendedor a consultor de negócios

Antigamente, no início do século XX, acreditava-se que o individuo para trabalhar com vendas tinha que “nascer vendedor”, ou seja, definia-se essa habilidade como um dom inato, algo que não poderia ser aprendido, uma benção quase divina, que diferenciava o negociante de sucesso, dos demais. Não havia uma metodologia de treinamentos ou analises profundas sobre a profissão. Ao que ser vendedor era considerado por muitos até uma profissão “menor”.

Na década de 50 do século XX, inicia-se o desenvolvimento de uma ciência derivada da economia, que buscava entender o funcionamento dos mercados e dos seus diferentes atores. O Marketing surge como uma importante área de estudos dentro das empresas. E tem seu foco principal nas vendas. A partir daí, surgem os primeiros cursos de vendas, literatura especializada no assunto, cursos de graduação e pós-graduação, mestrados e doutorados na área. E o profissional de vendas passa a ser analisado da perspectiva de metas e resultados. E o consequente treinamento. Vender deixa de ser um dom se transforma em uma metodologia.

Atualmente, no século XXI, a profissão de vendedor é muito valorizada. O conceito de vendas se espalhou por todas as áreas da empresa. E percebeu-se que todos os funcionários são e têm que se comportar como vendedores. Da marca, da própria organização e de si mesmos. O posicionamento estratégico das empresas elevou o papel de vendedor, de simples comercializador de mercadorias ou serviços a consultores de negócios.

Ou seja, o enfoque é realizar negócios ótimos para a empresa e os clientes.

E o que era considerado um dom lá no início, evoluiu para uma técnica e hoje, se transformou em uma ciência sofisticadíssima, com vários profissionais especializadas no desenvolvimento de técnicas e metodologias contemporâneas para se elevar o nível de vendas e lucratividade das empresas.

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