quarta-feira, janeiro 05, 2011

O papel do vendedor na sociedade contemporânea

Qual é o papel do vendedor na sociedade atual? Com a evolução do e-commerce a profissão de vendas está com os dias contados?

Para responder a esses questionamentos é que redijo este artigo.

Qual atividade resume a profissão de vendedor? Aquela pela qual todo profissional de vendas deveria ser conhecido?

Pois a essência dessa profissão é a realização de sonhos.

A principal atividade do vendedor é ajudar as pessoas. Elaborando essa resposta temos o que denominarei de missão do vendedor, que é:
Ajudar as pessoas a encontrarem soluções adequadas para o problema delas.

O vendedor só existe para ajudar as pessoas. A dinâmica da profissão nos revela sua vocação. Dessa forma, o primeiro questionamento pode ser respondido.

Qual o papel do vendedor na sociedade atual? Ajudar pessoas com o nosso trabalho.

Agora com relação ao e-commerce, não há fatos concretos que vinculem a diminuição dos cargos de vendedores, supervisores e gerentes de vendas, com o aumento do fluxo de negócios feitos na internet.

Não há indícios de que o profissional de vendas seja uma raridade, um profissional em “extinção”. Pelo contrário, o papel do profissional de vendas será mais valorizado com o aumento do fluxo de comércio eletrônico.

Imaginemos o processo de vendas on-line, de um lado tem-se um comprador, que pode estar em casa, no trabalho em frente a seu computador e do outro se tem um Web site de uma determinada organização, seja uma empresa 100% virtual ou não.

Essa é uma compra comum entre clientes (pessoas naturais) e empresas. Em casos mais simples como estes penso que o vendedor poderá ser trocado por um auxiliar administrativo que em caso de problemas na entrega é acionado providenciando a solução dos problemas.

Mas em caso de negócios B2B, a negociação é mais complexa. Pois, envolve altos valores em compras, grandes quantidades de produtos, etc.

Nesse caso, há uma necessidade maior de empenho por parte dos vendedores em se aproximarem de seus clientes. Em contrapartida, haverá sempre a necessidade por parte do comprador de ter um contato real na empresa vendedora.

Penso que o papel do vendedor nessa ocasião mudou, se antes ele era o representante comercial de sua empresa, que ia ver os clientes para atender as necessidade de giro de estoque de sua companhia, agora ele passa a ser o representante dos interesses de seus clientes dentro de sua própria organização.

Penso que este será o novo cenário para o setor comercial das grandes empresas. Profissionais altamente capacitados que se utilizam de ferramentas informacionais. Negociando em alto nível, representado os interesses de seus clientes.

Em resumo, a profissão de vendedor existirá sempre, o que tem acontecido é uma reestruturação de suas competências para melhor atender as necessidades do mercado atual. Haverá sempre a necessidade por parte dos compradores de terem seus interesses atendidos e defendidos o que será e já é o papel do novo vendedor frente à realidade do e-commerce.

Comentem o artigo

Acesse o blog: admtiagolira.blogspot.com

E-mail: admtiagolira@gmail.com

Twitter: http://twitter.com/admtiagolira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.

Postar um comentário