1º pecado capital da negociação: IMPROVISAR MUITO E PLANEJAR POUCO!
Soluções:
• Buscar o maior número de informações sobre o cliente ou prospect.
• Buscar o maior número de informações sobre o mercado em que atua.
• Conhecer plenamente sua empresa, seus produtos e/ou serviços e ter bons argumentos previamente desenvolvidos.
• Verificar como foram feitas as negociações anteriores, se isso já tiver acontecido, ou seja, qual foi a imagem construída em negociações passadas, sejam elas positivas ou negativas.
• Desenvolver o maior número possível de planos ou alternativas, pois assim, a necessidade de improvisação será menor.
2º pecado capital da negociação: TER DIFICULDADES DE FAZER PERGUNTAS
Soluções:
• Aprenda a diferenciar perguntas abertas de perguntas fechadas.
• Perguntas fechadas são aquelas em que os clientes vão responder, simplesmente, SIM ou NÃO e não dão margem a um diálogo.
• Perguntas abertas são aquelas que estimulam o cliente a falar sobre as suas necessidades, expectativas, seus sonhos ou seus problemas.
• Para fazer perguntas abertas, basta utilizar as palavras ou expressões na formulação do conteúdo da pergunta: QUE, O QUE, QUEM, QUAL, COMO, ONDE, QUANTO, QUANTA, QUANTOS, QUANTAS e POR QUE. Qualquer pergunta com uma dessas palavras ou expressões, fará com que o cliente não lhe responda sim ou não e gerará informações.
• Use da técnica da alternativa: você prefere esse “kit completo” ou o “kit básico?”, Ou seja, você está, nesse caso, dando uma alternativa entre duas, para que o cliente escolha.
3º pecado capital da negociação: QUERER LEVAR VANTAGEM EM TUDO – “LEI DE GERSON”
Soluções:
• A negociação tem de ser no estilo “ganha-ganha”, que significa que deve ser boa para ambos os lados.
• Usa dar “empatia” que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Pense no outro.
• Entenda sempre o outro lado: “Eu entendo a sua preocupação com o preço desse equipamento, pois se eu tivesse no seu lugar, também agiria dessa forma”. Mas se o senhor olhar apenas para o preço, ele pode até parecer caro! Me permita tirar todas as suas dúvidas e fazer mais uma exposição do meu produto ..................
• Evitar os impasses e evitar o clima de tensão na negociação.
4º pecado capital da negociação: USAR TRUQUES, MACETES E ARTIMANHAS (E NÃO FAZER SEGREDO DISSO)
Soluções:
• Não contar as vantagens obtidas em uma negociação, onde se enganou a outra parte.
• Nunca iludam o outro lado, pois poderá ganhar uma vez só.
• Não é “proibido” ganhar um pouco a mais se oferecer mais conveniências à outra parte.
• Usar da honestidade, idoneidade e transparência para deixar sempre as portas abertas e promover a abertura de novas portas.
5º pecado capital da negociação: ENFATIZAR A FRAQUEZA DA OUTRA PARTE
Soluções:
• Não fale mal daquilo que a outra parte é ou do que está fazendo. Esse tipo de crítica apenas afasta você do cliente.
• Realce que ela deve gostar daquilo que está fazendo e que você pode apresentar uma alternativa para melhorar o que já é feito.
• Identificar seus pontos fortes e os pontos fortes da outra parte.
• Some então as suas fortalezas com as fortalezas da outra parte e faça a “convergência”: fortaleça a negociação.
6º pecado capital da negociação: TER BAIXA FLEXIBILIDADE
Soluções:
• Você precisa ter competência em fazer concessões.
• Estabeleça antecipadamente, o mínimo e o máximo que está disposto a conceder.
• Estabeleça o ponto mediano, intervalo entre o mínimo e o máximo.
• Esteja sempre aberto ao “novo”.
• Flexibilidade / “jogo de cintura”: é fundamental para o sucesso na negociação.
• Flexibilidade: durante o processo de negociação poderão surgir outras variáveis não consideradas antes. Avalie entes de dizer “não”.
7º pecado capital da negociação: NÃO CONTROLAR OS RESULTADOS
Soluções:
• Resultados: não significa o acordo. Avaliar como foi o seu desempenho no decorrer da negociação.
• Processo: fiz os movimentos adequados e usei de argumentos convincentes para fechar o negócio?
• Fez movimentos de aproximação ou de afastamento.
• Você foi com “muita sede ao pote”?
• Deu oportunidades à outra parte de refletir sobre seus argumentos?
• Utilizou a relação “ganha-ganha” e da empatia para promover ganhos mútuos?
• Avaliação do resultado final: “ganha-ganha” ou “perde-ganha”? O que aconteceu?
Publicado originalmente: Como Vender Mais e Melhor/ EAD.SEBRAE
Soluções:
• Buscar o maior número de informações sobre o cliente ou prospect.
• Buscar o maior número de informações sobre o mercado em que atua.
• Conhecer plenamente sua empresa, seus produtos e/ou serviços e ter bons argumentos previamente desenvolvidos.
• Verificar como foram feitas as negociações anteriores, se isso já tiver acontecido, ou seja, qual foi a imagem construída em negociações passadas, sejam elas positivas ou negativas.
• Desenvolver o maior número possível de planos ou alternativas, pois assim, a necessidade de improvisação será menor.
2º pecado capital da negociação: TER DIFICULDADES DE FAZER PERGUNTAS
Soluções:
• Aprenda a diferenciar perguntas abertas de perguntas fechadas.
• Perguntas fechadas são aquelas em que os clientes vão responder, simplesmente, SIM ou NÃO e não dão margem a um diálogo.
• Perguntas abertas são aquelas que estimulam o cliente a falar sobre as suas necessidades, expectativas, seus sonhos ou seus problemas.
• Para fazer perguntas abertas, basta utilizar as palavras ou expressões na formulação do conteúdo da pergunta: QUE, O QUE, QUEM, QUAL, COMO, ONDE, QUANTO, QUANTA, QUANTOS, QUANTAS e POR QUE. Qualquer pergunta com uma dessas palavras ou expressões, fará com que o cliente não lhe responda sim ou não e gerará informações.
• Use da técnica da alternativa: você prefere esse “kit completo” ou o “kit básico?”, Ou seja, você está, nesse caso, dando uma alternativa entre duas, para que o cliente escolha.
3º pecado capital da negociação: QUERER LEVAR VANTAGEM EM TUDO – “LEI DE GERSON”
Soluções:
• A negociação tem de ser no estilo “ganha-ganha”, que significa que deve ser boa para ambos os lados.
• Usa dar “empatia” que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Pense no outro.
• Entenda sempre o outro lado: “Eu entendo a sua preocupação com o preço desse equipamento, pois se eu tivesse no seu lugar, também agiria dessa forma”. Mas se o senhor olhar apenas para o preço, ele pode até parecer caro! Me permita tirar todas as suas dúvidas e fazer mais uma exposição do meu produto ..................
• Evitar os impasses e evitar o clima de tensão na negociação.
4º pecado capital da negociação: USAR TRUQUES, MACETES E ARTIMANHAS (E NÃO FAZER SEGREDO DISSO)
Soluções:
• Não contar as vantagens obtidas em uma negociação, onde se enganou a outra parte.
• Nunca iludam o outro lado, pois poderá ganhar uma vez só.
• Não é “proibido” ganhar um pouco a mais se oferecer mais conveniências à outra parte.
• Usar da honestidade, idoneidade e transparência para deixar sempre as portas abertas e promover a abertura de novas portas.
5º pecado capital da negociação: ENFATIZAR A FRAQUEZA DA OUTRA PARTE
Soluções:
• Não fale mal daquilo que a outra parte é ou do que está fazendo. Esse tipo de crítica apenas afasta você do cliente.
• Realce que ela deve gostar daquilo que está fazendo e que você pode apresentar uma alternativa para melhorar o que já é feito.
• Identificar seus pontos fortes e os pontos fortes da outra parte.
• Some então as suas fortalezas com as fortalezas da outra parte e faça a “convergência”: fortaleça a negociação.
6º pecado capital da negociação: TER BAIXA FLEXIBILIDADE
Soluções:
• Você precisa ter competência em fazer concessões.
• Estabeleça antecipadamente, o mínimo e o máximo que está disposto a conceder.
• Estabeleça o ponto mediano, intervalo entre o mínimo e o máximo.
• Esteja sempre aberto ao “novo”.
• Flexibilidade / “jogo de cintura”: é fundamental para o sucesso na negociação.
• Flexibilidade: durante o processo de negociação poderão surgir outras variáveis não consideradas antes. Avalie entes de dizer “não”.
7º pecado capital da negociação: NÃO CONTROLAR OS RESULTADOS
Soluções:
• Resultados: não significa o acordo. Avaliar como foi o seu desempenho no decorrer da negociação.
• Processo: fiz os movimentos adequados e usei de argumentos convincentes para fechar o negócio?
• Fez movimentos de aproximação ou de afastamento.
• Você foi com “muita sede ao pote”?
• Deu oportunidades à outra parte de refletir sobre seus argumentos?
• Utilizou a relação “ganha-ganha” e da empatia para promover ganhos mútuos?
• Avaliação do resultado final: “ganha-ganha” ou “perde-ganha”? O que aconteceu?
Publicado originalmente: Como Vender Mais e Melhor/ EAD.SEBRAE
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