quinta-feira, janeiro 19, 2012

As Credencias, o Talento e o Acaso

Por: Paulo Araújo

Como ser um talento?

Está aí a pergunta que não quer calar. O termo talento nunca foi tão usado, discutido e debatido.

Artigos, teses, livros, revistas e publicações sem fim não param de idolatrar o talento.

O talento nasce pronto? O talento se desenvolve? Posso me tornar um talento?

Essas são dúvidas comuns para quem quer se destacar no competitivo mundo corporativo. Ilusão, política ou fato? O talento nunca esteve tão exposto nas vitrines das redes sociais, na web, na mídia.

Ser reconhecido como um talento, creio eu, ainda é mais difícil do que ser propriamente um profissional talentoso.

Mas para se destacar para valer no mercado é preciso ter em mente ao menos três fatores:

Fator 1 – As Credenciais

Chamo de credenciais as habilitações necessárias para exercer qualquer tipo de profissão. Aqui se incluem cursos de formação técnica ou superior. Todo e qualquer tipo de formação necessária para se credenciar a determinada função. Não se esqueça de cursos de desenvolvimento como aprender uma língua estrangeira, ou ainda cursos obrigatórios como o de aprender a dirigir para tirar sua carteira de motorista, entre outros. Sem as credenciais mínimas necessárias não tem carreira que resista a um concorrente mais qualificado. A qualificação depende de você, é uma responsabilidade sua e que não pode e nem deve ser terceirizada para ninguém, muito menos a outra pessoa, empresa ou entidade. Nesse quesito não há delegação!

Fator 2 – O Talento

Agora com as credenciais sendo ou já adquiridas podemos nos preocupar em descobrir o que realmente gostamos de fazer. O talento gosta do que faz, se identifica com algo e procura sempre se desenvolver no que o torna diferente e excelente. O talento está sempre na busca da excelência. Todos nós temos algum tipo de talento, o problema é que alguns não conseguem definir exatamente em quê é bom, ou quando sabem caem na armadilha de pensar que já sabem o bastante. O talento tem consciência que sempre existe um novo nível para atingir. Pense nas pessoas que você considera talentosa. O que ela fazia de diferente? Por que você a considera um talento? Quais as habilidades ou comportamentos nesta pessoa que você admira? E você? Qual o seu diferencial?

Fator 3 – O Acaso

De gente talentosa o mercado está cheio, mas para realmente se destacar e se tornar uma referência é preciso algo a mais. O problema é que esse algo a mais é para poucos ou seres únicos. São pessoas que além de serem excepcionais naquilo que fazem também provocaram a sorte a seu favor. Isso mesmo, ela provocaram a sorte e não nascem com sorte! A sorte só é válida para quem está preparado. Provocar a sorte na prática significa você planejar e executar ações que podem te levar a um novo nível. O networking por exemplo. Quantas pessoas você conhece que podem agregar valor à sua carreira, ou então, como você se relaciona com elas? Você é do tipo que usa as redes sociais a seu favor? Participa de eventos, está nos treinamentos de corpo e alma, se habilita a resolver problemas difíceis na empresa, ou está sempre disposto a encarar um novo desafio? O sucesso é como uma peneira. Na parte de cima a boca é grande e larga, mas poucos são os que passam pelos emaranhados filtros da vida corporativa.

Ser reconhecido como um profissional talentoso não é uma tarefa fácil e exige dedicação, planejamento e muita, mas muita ação. É uma busca constante, cujo maior prêmio é a realização pessoal. E aí, está disposto a tentar?

Publicado originalmente: blog.vendamais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.