segunda-feira, janeiro 30, 2012

A importância dos clientes internos

Por: Tiago Lira Vieira

Não me restam mais dúvidas, as empresas excelentes já compreenderam o que de fato é importante para o seu negócio: clientes internos e externos. Quanto aos clientes externos por certo há um consenso sobre a sua importância para os resultados de qualquer negócio. Por isso falaremos sobre os clientes internos.

Você sabe o que cliente interno? E a importância dele para o bom desempenho do seu trabalho e qualidade de todos os seus clientes?

O cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido dos clientes e o primeiro em qualquer processo de atendimento.

O cliente interno é o Diretor, Gerente, Chefe ou Colega de Trabalho. São as pessoas a quem direcionamos os nossos serviços ou que recebe algum tipo de produto, necessário a realização do nosso trabalho.

Conhecer o cliente interno, não é apenas saber seu nome ou quem é a pessoa. O importante é conhecer o trabalho que a pessoa realiza. Procure perceber em quê o trabalho do seu colega influência no seu, e como criar uma sintonia entre os processos ou ainda como um pode ajudar o outro em suas funções. Com isso você irá aumentar sua visão sistêmica e ter uma noção de como funciona o seu negócio e o mercado.

É importante salientar que os clientes internos são diretamente responsáveis pela percepção positiva ou negativa que cada cliente externo adquiri sobre o seu negócio.

Ele é o homem/mulher de linha de frente, responsável pela permanência ou evasão do cliente externo.

Reveja os seus valores e repense o seu modelo de liderar. Os ativos mais valiosos de uma empresa são as pessoas ou como resolvemos denominar neste artigo clientes internos.

Pense nisso e reveja os seus valores.

Nota: Definição de clientes internos retirada da apostila: Habilidades em vendas/ de Tiago Lira Vieira.

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