Por:
Tiago Lira Vieira
Não me
restam mais dúvidas, as empresas excelentes já compreenderam o que de fato é
importante para o seu negócio: clientes internos e externos. Quanto aos
clientes externos por certo há um consenso sobre a sua importância para os
resultados de qualquer negócio. Por isso falaremos sobre os clientes internos.
Você
sabe o que cliente interno? E a importância dele para o bom desempenho do seu
trabalho e qualidade de todos os seus clientes?
O
cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido dos clientes e o primeiro em
qualquer processo de atendimento.
O
cliente interno é o Diretor, Gerente, Chefe ou Colega de Trabalho. São as
pessoas a quem direcionamos os nossos serviços ou que recebe algum tipo de
produto, necessário a realização do nosso trabalho.
É importante salientar que os clientes internos são diretamente responsáveis pela percepção positiva ou negativa que cada cliente externo adquiri sobre o seu negócio.
Ele é o homem/mulher de linha de frente, responsável pela permanência ou evasão do cliente externo.
Reveja os seus valores e repense o seu modelo de liderar. Os ativos mais valiosos de uma empresa são as pessoas ou como resolvemos denominar neste artigo clientes internos.
Pense nisso e reveja os seus valores.
Nota: Definição de clientes internos retirada da apostila: Habilidades em vendas/ de Tiago Lira Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.