Por:
Tiago Lira Vieira
Vamos falar sobre vendas, mas não sob o aspecto técnico e acadêmico do assunto. Ao contrário, abordaremos o tema sob o enfoque das habilidades do indivíduo na “hora da verdade”, “cara a cara” com o cliente. Desejamos inspirar você, amigo leitor, a criar soluções inovadoras para a sua realidade.
Vender
é uma ação e para ser bem feita, é preciso estar certo de que os atributos dos
serviços/produtos são adequados às necessidades e desejos das pessoas. Vender é
a oportunidade de se fazer o bem para quem precisa. Não é exagero pensar assim,
um banco, por exemplo, não vende dinheiro, mas tranquilidade e segurança
financeira.
O
vendedor contemporâneo precisa entender de estratégia, de gestão empresarial. É
preciso compreender o perfil negocial de cada cliente. Para fins de nosso
estudo dividimos os consumidores em três tipos básicos: analítico, sensível,
generalista.
O cliente analítico é a pessoa com perfil mais técnico,
para este tipo o mais importante é entender a dinâmica de funcionamento do
serviço/produto. Antes de se decidir pela compra ele precisa conhecer e
compreender os métodos, os processos de cada novo bem adquirido.
O cliente sensível é a pessoa com perfil mais humano,
focada em relacionamentos, a decisão pela compra de um novo bem não passa
necessariamente por uma análise técnica apurada, é importante, mas não
fundamental. Para este perfil de consumidor a indicação do gerente de
confiança, do vendedor amigo ganha força e peso no momento de adquirir um novo
serviço/produto.
O cliente generalista é a pessoa interessada em resultados,
sua decisão de compra se pauta em uma análise técnica, humana, contextualizada
com o ambiente a seu redor. O cliente generalista analisa os impactos de suas decisões
em uma visão 360º.
Para
o vendedor obter sucesso no cotidiano empresarial, é preciso prestar atenção
nas características pessoais dos clientes com os quais negocia. Tarefa que nem
sempre é tão simples, pois em muitas situações a primeira vez que se encontra
com o consumidor já é o melhor momento para o fechamento de um bom negócio.
A
melhor característica de um excelente profissional de vendas é a observação. A
sensibilidade de prestar atenção nas pessoas no momento de um diálogo, mesmo
que seja uma rápida conversa.
Pense nisso e reveja os seus valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.