segunda-feira, dezembro 13, 2010

Dica infalível: Seja um Profissional de $uce$$o

Qual o segredo dos profissionais de sucesso? Como eles pensam? O que eles fazem? Como ser um profissional de sucesso?
Bom, darei 10 dicas de comportamentos dos profissionais de sucesso. São elas:

1. Otimismo;

2. Persistência;

3. Percepção;

4. Comprometimento;

5. Autodesenvolvimento;

6. Ética;

7. Excelência;

8. Paciência;

9. Experiência (leitura + prática); e

10. Visão Sistêmica.
Excelente, mas apenas a internalização desses comportamentos é suficiente para transformar-me em um “$uper Talento Profi$$ional?

Constantemente, faço-me está pergunta: “O simples fato de internalizar conceitos é suficiente para sermos profissionais de alto desempenho?

Penso que não. Vou explicar por quê?

Ao ler uma obra de Peter Drucker, absorvo o conteúdo, discuto suas idéias, aprendo coisas novas, porém vindas do pensamento brilhante deste grande mestre da gestão empresarial. Não me torno co-autor de seus livros e teorias, ao entrar em contato com a sua obra. Ou seja, os mecanismos de análise que o levaram a escrever determinado livro, palestra, aula, etc, são fruto da experiência do próprio autor. E da maneira como processa as informações a sua volta. A sua interpretação do mundo é de tal forma abrangente que se faz familiar para quase todas as pessoas que entrem em contato com a sua filosofia.

Mas, é a maneira de Peter Drucker pensar, é o que o destacou em meio à multidão, o seu diferencial, ou seja, é o “Pai da Administração Moderna”.

Do mesmo modo, ao ler a filosofia de Platão, não me torno um filósofo de primeira grandeza.

Aprendo e evoluo com o pensamento destes e de outros tantos grandes autores e filósofos. Mas o meu crescimento só é completo quando desenvolvo plenamente minha capacidade de análise, decisão e execução.

Evidenciando as minhas competências, habilidades e atitudes de interagir com o mundo a meu redor.

É essa habilidade que nos torna competentes aos olhos dos outros. O impacto positivo que nossas idéias e trabalhos surtem na vida das pessoas. Afinal, é o que admiramos na vida e obra dos profissionais de sucesso.

Sem nos esquecer de que Isaac Newton disse: “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombro de gigantes”.

Essa frase tem um significado para mim interessante: não é preciso reinventar a roda. Temos que dar continuidade ao desenvolvimento. A isso se chama INOVAÇÃO.

Enfim, temos que produzir nosso próprio sucesso, através de nossa experiência, claro, embasados pela estrutura teórica, prática e profissional existente, ou seja, fomentar o crescimento de forma sustentável.


Tiago Lira Vieira, ADM de Empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Participe deste blog e contribua para evolução deste espaço na Web.