quarta-feira, dezembro 15, 2010

O preço é função da qualidade

Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor, com cada vez menos. Pode-se, pois, representar a produtividade como o quociente entre o que a empresa produz e o que ela consome.

Produtividade = Saída/Entrada.

O ser humano se organiza em empresas, escolas, hospitais, clubes, prefeituras, etc, para tornar sua vida mais amena e confortável; para garantir a sua sobrevivência. Estas organizações têm, pois, uma única grande missão final: satisfazer as necessidades do ser humano.

Estas organizações (ou sistemas) produzem produtos (serviços/saídas) para atenderem às necessidades dos clientes. Estes produtos/serviços devem ser especificados, projetados e produzidos de tal forma a terem valor, ou seja, serem necessários, desejados e ambicionados pelos clientes. O preço é função deste valor. Cobra-se pelo valor que se agrega. Se o valor não suplantar o preço, as vendas caem e é então necessário dar desconto.
Desta maneira, substituindo-se, na equação anterior, saída por valor produzido e entrada por valor consumido poderemos visualizar a produtividade como a taxa de valor agregado.

Taxa de valor agregado = Valor Produzido/valor Consumido.

Para aumentar a produtividade de uma organização humana deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades dos clientes) ao menor custo.

Não basta aumentar a quantidade produzida, é necessário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes.

Quanto maior a produtividade de uma empresa mais útil ela é para a sociedade, pois está atendendo às necessidades dos seus clientes a um baixo custo. O seu lucro decorrente é um prêmio que a sociedade lhe paga pelo bom serviço prestado e um sinal de que deve crescer e continuar a servir bem.

Os termos “valor produzido e valor consumido podem ser substituídos por qualidade e custos respectivamente.

Produtividade = Qualidade/Custos

Esta definição de produtividade torna clara a afirmação do Prof. Deming de que a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade e que este fato era de domínio de uma seleta minoria.

Os termos valor produzido e valor consumido podem ainda ser substituídos por faturamento e Custos e teremos ai uma nova maneira de definir produtividade:

Produtividade = Faturamento/Custos

A definição de produtividade como o quociente entre o faturamento e os custos tem a grande vantagem de, além de levar em conta todos os fatores internos da empresa (taxa de consumo de materiais, taxa de consumo de energia e taxa de utilização de informação) incluir o cliente como fator decisivo de produtividade.

Se o cliente não quiser comprar por maior que seja a eficiência da empresa, a produtividade cairá.

Concluindo, conhecer quais são resultados (produtos/serviços) mais valorizados pelos clientes e otimizar o processo de produção desses bens e serviços, isso se torna fator de qualidade e consequentemente de competitividade e sobrevivência para as empresas.

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Referências Bibliográficas

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.230p.

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